O processo de reformulação do ataque será doloroso não só para o torcedor, mas para quem já estava acostumado com um entrosamento ofensivo. Petkovic e Juan admitiram, na última quinta-feira, que será necessário muito tempo de treino para haver a adaptação às novas características dos atacantes que estão entrando e vão entrar na equipe.
Desde que voltou ao Flamengo, Pet acostumou-se a jogar com Adriano como referência e algum outro jogador de mais movimentação (Zé Roberto, em 2009, e Vagner Love, em 2010). Como nenhum desses nomes está mais no elenco, ele terá, pelo menos por enquanto, se acostumar com uma dupla formada por nomes mais jovens e menos técnicos como Paulo Sergio, Vinícius Pacheco, Diego Maurício. Contratado recentemente, Val Baiano só poderá estrear em agosto.
- Nesse momento não estamos prontos. Temos ainda 12 dias para trabalhar antes do Brasileiro recomeçar. A adaptação é futebolística, com entrosamento aos poucos. O trabalho do dia a dia é fundamental para conhecer como cada um joga. Cada um tem uma característica específica e é importante que um complete o outro – afirmou Petkovic.
Mas não é apenas o meia de ligação que terá se de adaptar às novas características do ataque. Os laterais rubro-negros também precisam se adequar às mudanças forçadas no setor ofensivo do time. Juan explicou, por exemplo, que sem uma referência alta e forte dentro da área, como acontecia com Adriano, a alternativa de cruzar a bola na área passa a ser secundária.
- Como não temos atacantes altos, temos de chegar com um maior número de jogadores dentro da área. Podemos compensar a falta de estatura com uma maior ocupação ali. Temos de saber usar o que temos. Não temos jogadores altos, mas o time ganha em velocidade, movimentação... Mas é preciso saber fazer isso bem feito, abrir espaço para criar situação de gol... O time mudou bastante, então temos de encontrar uma nova forma de jogar. Vamos treinar, pois temos tempo para tentar encaixar de novo – afirmou Juan.
Além dos coletivos e trabalhos táticos, Rogério Lourenço terá duas oportunidades para observar o resultado das mudanças no time e testar novas opções. O Flamengo disputará dois jogos-treinos nos próximos dias. O primeiro será neste domingo contra o Desportivo Brasil. O segundo será na próxima quarta-feira contra o Ituano. Ambos no centro de treinamento onde o elenco está concentrado, em Itu.




Comentários